Portugal é grande quando abre horizontes

26
Mar 09

 

O meu artigo de hoje na VISÃO centra-se na reunião do G20, que terá lugar na próxima semana em Londres. Também há 76 anos, em plena Depressão, Londres foi o palco de um encontro internacional, com o objectivo de encontrar soluções para a crise de então. Os Estados Unidos, que tinha acabado de eleger Franklin D. Roosevelt como Presidente, adoptaram uma atitude pouco construtiva durante a Conferência de 1933. Uma posição marcadamente nacionalista, que acabou por levar a reunião ao fracasso.

 

Em 2009, o nacionalismo chama-se proteccionismo. E é praticado por quase todos os participantes no encontro de agora. Embora o neguem a pés juntos. Mais ainda, vão para Londres sem terem passado por consultas prévias, por discussões de preparação. É tudo para Inglês ver, e não só. Para lançar poeira noutros olhos também.

 

As medidas que vierem a ser tomadas carecerão de seriedade. Para já não falar na falta de capacidade das instituições existentes par pôr em execução e levar a cabo os enormes pacotes que são prometidos todos os dias.

 

 

publicado por victorangelo às 21:54

Então não sofro de nenhuma patologia do foro psicológico, explico: últimamente tenho com frequência uma forte sensação de irrealidade. Parece-me que "anda tudo maluco" e vale qualquer coisa, desde que passe na moleirinha de alguém. Para qualquer acusação a defesa é « não lembro o facto » e pronto, está resolvido. Hoje ouvi na rádio que uma empresa francesa que acumulou prejuízos e recebeu ajuda do Estado, dessa ajuda sacou logo 90 milhões (salvo erro) para distribuir como "prémio" pelos mesmos quadros que a levaram à falência. Isto tudo na tromba do "Joseph" via tudo quanto é meio de comunicação. Como se a reacção do Joseph seja: « Ora, eu faria o mesmo vai daí não vou indignar-me.» O pior é que se calhar é verdade e só se indignam os "tótós" e os invejosos.
E uma CIMEIRA SUPERTOPO onde vai tudo fingir não ajuda a sentir alguma racionalidade pairando no ambiente. Parece um pânico controlado: tudo tentando mais ou menos discretamente sair do barco com o máximo de diamantes e num salva vidas de luxo se possível.
Fulano a 27 de Março de 2009 às 09:43

twitter
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO