Portugal é grande quando abre horizontes

26
Mai 09

 

Copyright V. Ângelo

 

Este é dos vários felinos do Padre Missionário Avelino Maravilha. Que maravilha de bicho, dirá o leitor. Eu, que conheço melhor o Padre, digo que maravilha de homem, que há 17 anos vive a sua vida de missionário no Sul do Chade. Muito longe de tudo, muito perto da miséria. A única ligação com Portugal é o bagacito de boa cepa que vem chegando pelo correio  --quem diria que os correios do austero Chade servem de veículo à aguardente do Douro? Ou, outra ligação, a viagem até Lamego, de três em três anos.

 

Pensei no seu gato, porque os gatos sempre caiem de pé. Hoje, também caí de pé. O nosso jacto para Abéché não conseguia arranjar vez para aterrar. Havia uma série de voos humanitários à nossa frente. Andámos às voltas pelo deserto, que a assistência humanitária está a transformar o aeroporto de ABC, como nós por cá dizemos, numa espécie de Heathrow local.

 

Finalmente, veio a autorização de aproximação e de aterrar. Eu estava no cockpit, favor do estatuto, não por ter asas. Com o avião já a tocar a pista, a torre pergunta onde estamos. Como? Onde estamos?!  A cinco metros do solo, teria sido a resposta exacta. E a duzentos e tal à hora, meus amigos. O co-piloto, que tinha a responsabilidade da aterragem, paralisou durante um quarto de segundo. Sentindo que havia um problema, foi a sua primeira reacção, acelerou de imediato, para levantar o bicho metálico do chão. Um outro quarto de segundo depois, apercebeu-se que a torre estava pura e simplesmente fora de jogo. E voltou à manobra de aterragem. Lá batemos com toda a força na pista, um pouco de lado, mas somos uns gatos do deserto, e continuámos de pé.

 

Uma maravilha.

 

É bom para quem gosta de emoções fortes.

publicado por victorangelo às 22:40

Sou leitor assíduo do blog... bem haja pelo seu trabalho e que todas as aterragens sejam melhores que esta.

Gostei do bichinho, que parece irmão gémeo de um que se deixou apanhar pela minha máquina há uns tempos na minha aldeia... bem longe de África

Jorge Soares
Jorge Soares a 26 de Maio de 2009 às 23:25

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


twitter
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

15

21




subscrever feeds
<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO