Portugal é grande quando abre horizontes

05
Jan 10

 

O dia começou devagar. Mas às 09:20 já estava acelerado. Havíamos perdido o contacto com um dos nossos helicópteros, com uma dúzia de tropas do Gana a bordo. Pânico. Desaparecera numa área perto da fronteira sudanesa, uma zona conhecida como particularmente violenta e hostil.

 

O contacto só foi restabelecido às 14:15. A máquina voava em direcção a Abéché, coisa estranha, pois não era nem a sua base operacional nem o seu destino. O comandante de bordo, um Russo com um inglês muito simples de não perceber, disse à torre de controlo que iam para Abéché porque um homem armado, a bordo, assim o exigia.

 

Preparámos tudo para receber o helicóptero. Um dispositivo especial, em virtude da crise. Homens em pé de guerra por toda  a parte. Saíram os passageiros, saiu o homem armado. Eu estava em contacto permanente com o general que comanda as nossas forças, bem como com o governo.

 

O desfecho foi patético. Mas, estavam todos vivos. E o homem armado era afinal um oficial do exército nacional. Estava em missão. Tinha sido incumbido pelos seus superiores de fazer vir, pela força, o helicóptero para Abéché, para que se procedesse a uma investigação dos seus ocupantes. É que a nossa equipa estava num lugar de guerra sem ter feito a ligação prévia com as autoridades militares nacionais. Fora detida ao pousar. Podia ter levado um tirito na fuselagem. 

 

Amanhã lá vou ter que ir para o local, mais os chefes nacionais de segurança, para tentar acalmar o jogo. Uma viagem que faz anular uma outra, que era bem mais importante e bem mais agradável. Pelo deserto.

Voltaremos ao assunto.

 

O resto da história será contado amanhã. Se a minha cabeça não tiver estoirado antes.

publicado por victorangelo às 22:19

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


twitter
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9






subscrever feeds
<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO