Portugal é grande quando abre horizontes

28
Abr 10

 

A minha visita à Escola Marquês de Pombal, na cidade do mesmo nome, foi uma experiência muito positiva. Foi como passar umas horas a respirar oxigénio puro. Tudo muito bem organizado, uma escola a funcionar bem, alunos motivados e com os olhos abertos, a querer ver para além das pequenas fronteiras que nos rodeiam e a tentar perceber o mundo que os espera. Um corpo docente dedicado, entusiasta e aberto a ideias novas.

 

Os alunos do 9º ano haviam organizado, em ligação com o Conselho Directivo, uma sessão sobre a política internacional, os direitos humanos e a ONU. Fui convidado a fazer uma apresentação, com base na minha experiência pessoal. Seguiram-se várias perguntas, todas muito bem preparadas, que as raparigas e os rapazes tinham levado a coisa a sério. Até citações do meu blog fizeram. Não me pouparam e eu fiquei contente por isso. As perguntas sobre as questões internacionais tocaram o papel das mulheres no desenvolvimento, as crianças-soldados, os problemas da paz, o Irão, a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a cooperação entre os Estados, enfim, toda uma série de temas que não eram de modo algum triviais. Revelavam uma boa compreensão do que é importante.

 

O Presidente da Câmara de Pombal participou igualmente na sessão. Queria ouvir-me. Mas devo dizer que também falou e falou com alma.

 

Com jovens assim fica-se com mais esperança em relação ao futuro de Portugal.

 

 

publicado por victorangelo às 23:31

É sempre bom conviver com os jovens. Eles sabem mais do que nós imaginamos. E como percebeu são leitores do seu blog. E a esperança, no amanhã, num futuro melhor... nunca mas nunca podemos perdê-la.
Anónimo a 29 de Abril de 2010 às 00:08

Gostei imenso deste encontro com os jovens. Penso que se houver muita gente nova desse calibre, o futuro, de que fala no seu comentário, será certamente mais rico para todos os Portugueses. Cordialmente. VA

Ohh
e eu que fiquei com tanta pena de não ter podido ir!!!

ficará para uma próxima, estou certa disso!!

um beijo,
Sónia e Sara
Sofia a 29 de Abril de 2010 às 00:41

Mas estavas bem representada. Um abraço. V.

Olá Dr. Victor
Foi um prazer enorme o ter cá connosco , adoro a sua forma de estar, a sua frontalidade e como faz as suas abordagens.
já há ,muito tempo que desejava conhece-lo pessoalmente, pois costumo fazer visitas ao seu blog e as expectativas foram mais que superadas, pois a ideia que tinha de si, como pessoa dedicada as causas, foi sem duvida superada.
Obrigada pela sua visita à nossa escola, tive um enorme prazer em o conhecer
Volte sempre.....
paula a 29 de Abril de 2010 às 16:16


Como se sabe, fiquei muito agradecido pelo convite e muito bem impressionado por tudo o que vi na Escola, direcção, professores, empregados, a biblioteca, os alunos, até pela canção de paz e de solidariedade internacional que o pequeno grupo de alunos cantou no final da sessão. Vocês são um exemplo do que funciona bem em Portugal. Continuem assim. E podem contar com o meu apoio. VA

Sigo com muito interesse o seu blog. Às suas qualidades enquanto analista das Relações Internacionais acresce o particular interesse que tenho pelos países do Triângulo de Salamat. Como preparação para os 22 dias de Observação Eleitoral, pela UE, que acabei de realizar no Sudão, as suas opiniões foram imprescindíveis.
A somar a tudo isto, sou pombalense dos quatro costados e foi com orgulho que li as suas referências elogiosas aos estudantes da minha cidade.
Por tudo, obrigado.
JMD a 30 de Abril de 2010 às 11:32

Mantenha o contacto, por favor. O meu email do blog funciona. Cordialmente. VA

twitter
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9



30


<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO