Portugal é grande quando abre horizontes

16
Ago 10

Conheço a África como poucos em Portugal. Sei que é um continente com um potencial enorme. As possibilidades de investimento são imensas. E a África está cada vez mais aberta às parcerias internacionais. Em muitos casos, as portas até já estão abertas, falta apenas entrar.

 

Só que a Europa, na sua sonolência actual, parece ter-se esquecido dessa parte do mundo. O mesmo não se poderá dizer dos Chineses, cada vez mais presentes em África. Ontem chegaram-me notícias de que a China está a investir cerca de 1,4 mil milhões de dólares na exploração do ferro na Serra Leoa.

 

Mas não são só os Chineses. Hoje, foi anunciado que um consórcio de empresas de Singapura e da Índia vai investir, nos próximos anos, 4,5 mil milhões de dólares nos sectores agrícolas e florestal, bem como no desenvolvimento da infra-estrutura rodoviária do Gabão. É um montante muito significativo. A produção de óleo de palma é um dos pilares do projecto. Infelizmente, há também uma forte componente ligada às madeiras tropicais.

 

A verdade é que a Europa poderia fazer melhor e com mais respeito pelo ambiente. Mas a verdade, também, é que o não faz.

publicado por victorangelo às 22:54

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


twitter
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





subscrever feeds
<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO