Portugal é grande quando abre horizontes

02
Set 10

Começou um segundo dia de distúrbios civis na zona metropolitana de Maputo. O governo aposta numa presença maciça das forcas de segurança nas principais artérias, como meio de resolução da crise mais imediata, a da ordem pública. 

 

Para além da intervenção de ontem ao fim da tarde do Presidente Guebuza, ninguém mais pareceu a falar em público e a tentar apaziguar os ânimos. As elites políticas, intelectuais e religiosas estão fechadas em casa, sem voz nem entendimento do seu papel numa situação social como a presente.

 

Como referi ontem, o país precisa de mudar de modelo de desenvolvimento. Precisa de equacionar, como muitos outros em África, a questão da urbanização rápida, que está a transferir a pobreza dos campos para as grandes cidades. Necessita, igualmente, de reflectir sobre a modernização do sector agrícola, sobretudo no que respeita à produção de bens alimentares de consumo corrente. Não se compreende que Moçambique importe o que come, do país vizinho, quando tem um potencial agrícola enorme. É altura de passar aos investimentos na agricultura comercial. Sem preconceitos ideológicos. Essa é também uma das maneiras de evitar o êxodo rural.

 

publicado por victorangelo às 10:05

O que li na imprensa foi um senhor do governo moçambicano, dizer que os protestos são uma ameaça ao processo de democratização em curso pelo que deveriam ser «ultrapassados». Suspeito que em "africanês» e neste contexto, ultrapassar signifique mandar uns balázios de aviso horizontalmente. Também suspeito que a herança cultural portuguesa em Moçambique seja o " aristocraticismo". Nunca conheci um moçambicano branco que não se reclame daquele grupo social. Que não se dirija do alto de qualquer coisa ao resto da humanidade. Isso de aos 4 anos dar ordens a criados de 70 deve deixar as suas marcas. Infelizmente a atitude altaneira dessa forma de estar foi a herança cultural portuguesa em Moçambique, prontamente reciclada pelas novas elites. Disse. Posso estar equivocado mas é esta a minha profunda convicção.
P a 5 de Setembro de 2010 às 08:35

twitter
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

17




<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO