Incompetências preocupantes
Os novos dados do desemprego em Portugal são francamente preocupantes. Mas, eram de esperar. E a tendência é para a continuação do agravamento.
Também é preocupante ouvir, cada mês, quando aparecem as estatísticas do emprego, as asneiras que o homem que pretende ser o Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional debita, a título de análise das taxas. Ainda hoje, disse aos media umas coisas incompreensíveis, do género, o positivo é o significado negativo dos dados. Não disse bem assim, que ele não sabe falar com clareza, mas afirmou: "Durante 2010 o crescimento do desemprego desacelerou bastante em relação a 2009".
Isto, e muito mais, dito num tom que parecia o anúncio de uma vitória política.
Pior que ele é difícil. Mas a ministra da pasta, a ministra do atrapalho, não perde uma oportunidade para tentar ultrapassar o seu Secretário de Estado. Esta tarde, por exemplo, revelou, na Assembleia da Republica, que está em curso uma reflexão sobre a idade da reforma. Umas horas depois, os serviços do seu ministério publicaram um comunicado a dizer que não, que não é bem assim, que a subida da idade da reforma " não está em cima da mesa..."
Os problemas do governo são vários. Um deles é, certamente, o da incompetência de muitos dos seus membros.