Portugal é grande quando abre horizontes

07
Set 11

A convite do Instituto Diplomático, proferi hoje uma palestra sobre a ONU e as missões de manutenção de paz. Esta é uma das problemáticas mais debatidas pelo Conselho de Segurança. Até por se tratar de uma área de intervenção que gasta anualmente 8 mil milhões de dólares e mobiliza cerca de 100 000 militares e polícias. Emprega, além disso, cerca de 20 mil civis. 

 

Uma boa parte da audiência era constituída pelos novos adidos de embaixada. Gente que está no começo da carreira diplomática. Jovens com um grande potencial analítico e habilidade política. Para quem, como eu, começou a tratar de assuntos internacionais em 1976, quando estes jovens ainda não tinham nascido, o ter a oportunidade de ver uma nova geração de diplomatas é sempre um encanto. 

 

Tive a oportunidade, no final da minha intervenção, de lembrar à assistência que Portugal tem ganho prestigio internacional, enquanto país, com a participação em missões de paz. Como também recordei que as nossa forças armadas e de segurança têm adquirido maiores conhecimentos técnicos e maior motivação, quando integram esse tipo de missões.

publicado por victorangelo às 22:29

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


twitter
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9





subscrever feeds
<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO