Muito obrigado, 'a equipa do GOE
A equipa do GOE que chegou ao Chade há seis meses, 12 elementos de grande nível, termina dentro de dias a sua missão de protecção pessoal do representante especial do Secretário-geral da ONU.
Volta a Lisboa com uma mão cheia de louvores, com muito prestígio e depois de ter honrado o nome de Portugal nas terras da África Central. Novos neste tipo de missões altamente especializadas, só ganharam admiradores e o respeito de todo o sistema de segurança das Nações Unidas.
Ganharam também a confianca das forças de segurança do Chade. Foi um experiência única ver como conseguiram relacionar-se, nos cantos mais recônditos do Sahel, nas areias de Abeche, Goz Beida e do resto do deserto, com os gendarmes e os soldados do Chade, ou nas chuvas da República Centro-Africana, com os de Bangui.
A nova equipa, que os ira' substituir, chegou ontem de Lisboa. Como o molde e' o mesmo, irão certamente continuar o percurso que a primeira equipa abriu.
Assim se afirma o nome de Portugal em instâncias internacionais. Assim se abrem portas para o mundo. Assim se alargam os horizontes dos portugueses.
E assim se motivam equipas de elite.
Muito obrigado.