Portugal é grande quando abre horizontes

24
Nov 12

Conhecer a história é importante para compreender o presente e perspectivar o futuro. Mas a história faz parte do passado. Aconteceu noutros tempos, noutras circunstâncias. Não se irá repetir nem é um objectivo a atingir. Seria um erro pensar que o futuro deve ser construído à volta do que historicamente fomos.

 

Sou contra os saudosistas e os nostálgicos das grandezas de outrora.

 

O verdadeiro desafio, agora, é pensar no futuro tendo em conta as novas realidades, os contextos que se prevêem para amanhã. Há que estar atento às mudanças que estão a ocorrer, um pouco por toda a parte. No mundo de hoje, a única constante é a mudança acelerada das realidades sociais e económicas.

 

Neste contexto, pensar em Portugal com os modelos de quarenta anos atrás é, simplesmente, uma aberração. E um erro, com um preço elevado. 

publicado por victorangelo às 17:52

Quais foram as grandezas de outrora? O Império? Uma dúzia de famílias aristocráticas que construiram uns palácios, será essa a nossa grandeza passada?
Em 1900 a Suécia tinha UM por cento de analfabetos e não me consta que tivessem um império colonial. Segundo Filomena Mónica, em 1930 em Portugal essa taxa era de OITENTA por cento. Já não lembro quem foi que disse que, no final das contas, Portugal foi o único país Europeu que não retirou vantagens da aventura colonial. Também ouvi um historiador na TV dizer que 50 anos após o descobrimento do caminho das Índias o lucro deste comércio se destinava ao pagamento de juros sobre empréstimos para importação de bens de luxo. Nunca ouvira isto antes pelo que não sei se será verdade mas não me admirava se fosse. Cá pra mim é qualquer coisa na água ou herança de romanos, judeus e árabes e seus delírios, o gosto pelo que brilha e é pomposo, o hábito do pensamento mágico: 2 + 2 são 22.
P a 24 de Novembro de 2012 às 19:21

Bem observado, embora com uma certa tristeza, que mal se esconde por detrás da ironia...

Obrigado.

VA
victorangelo a 25 de Novembro de 2012 às 20:07

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


twitter
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14




subscrever feeds
<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO