Portugal é grande quando abre horizontes

28
Nov 12

Há exactamente um ano, numa entrevista ao diário I, disse o seguinte:

 

“As sociedades em declínio, que vivem com os olhos postos nas glórias do passado, caem facilmente na tendência de se fecharem sobre si próprias. Para esses povos, a História acaba por pesar mais do que o futuro. As elites reaccionárias apropriam-se da tradição e dos preconceitos de outrora, e transformam-nos nas novas bandeiras do populismo. Assim surgem as agendas políticas nacionalistas.”

 

Infelizmente, um ano depois, se houvesse algo a acrescentar a estas palavras seria simplesmente um sublinhado…E esclarecer que se trata de uma condenação do ultranacionalismo, uma denúncia das ideias extremas. 

 

Digo-o com preocupação, claro. 

publicado por victorangelo às 21:36

Olhar para as glórias do passado não tem que ser , obrigatoriamente, um fatalismo, nem um sinónimo de sociedade decadente e muito menos qualquer assunção de populismo nacionalista. Olhar para essas glórias pode e deve ser ser uma forma de recarregar baterias para enfrentar sem complexos de inferioridade os problemas do presente. Olhar para a História, quando a temos, pode servir para aumentar a nossa auto-estima perante aqueles que tendo "menos" História nos desrespeitam e humilham. As agendas ultranacionalistas surgem e vingam em períodos de grande descrença. E isso, na minha opinião, não tem, em absoluto,a ver com glórias passadas, mas antes com conjunturas presentes.
Cumprimentos
MG
Naçao Valente a 29 de Novembro de 2012 às 21:10

Caro MG,

Tem toda a razão Mas o meu texto refere-se a quem vive a olhar para o futuro com a esperança que o passado se volte a repetir. E também sobre quem não entende que o que aconteceu há 200 ou 500 anos, por muito glorioso que tenha sido, o que nem sempre é certo, não justifica o presente nem serve inteiramente de quadro de referência para o futuro.

Sem contar com os que se aproveitam de uma certa interpretação da história para justificar extremismos de hoje.

Cumprimentos,

VA
victorangelo a 30 de Novembro de 2012 às 20:57

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


twitter
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14




subscrever feeds
<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO