Portugal é grande quando abre horizontes

18
Nov 13

 O Serviço Nacional de Saúde (SNS), visto donde eu me situo, funciona bem numas coisas e muito mal noutras. E quando um sistema tem muitas imperfeições, acaba por ser injusto: são os que têm menos poder económico e os pobres que sofrem mais com as falhas do sistema. Em Portugal, estar doente e ser pobre ainda é uma tragédia.

 

Assim acontece no nosso país. Quem não tem dinheiro nem cunhas, fica para trás e será atendido quando o for e, tantas vezes, sem a atenção necessária. Intervenções que, noutros países europeus, seriam feitas sem demoras, ficam meses por fazer, no nosso caso.

 

Mas, curiosamente o nosso SNS parece ser uma vaca sagrada. Todos o veneram e ninguém ousa contestar a sua ineficácia e as injustiças que lhe estão subjacentes.

publicado por victorangelo às 21:23

Mas, e qual a saída/solução? Privatizar a saúde estilo liberal?
A minha experiência do SNS não é má, especialmente no que diz respeito à qualidade dos médicos e enfermeiros que me têm tratado.
Também ando pelo privado e por lá já encontrei razões de queixa.
Não só o preço pago como principalmente o resultado.
O pior foi mesmo, em três casos, ter médicos a tentarem impingir tratamentos desnecessários (um aparelho para a surdez!!! e especialidades químicas para me manter acordado!!!) ou mesmo uma intervenção cirúrgica não aconselhada por outros profissionais consultados, só porque lhes cheirou a possibilidade de se poder pagar.
No SMS reconheço situações de “aperto” nos centros urbanos, mas na província a experiência diz-me que funciona bem.
E, se o sistema piora é por causa dos meninos do “menos Estado”, ou melhor, do “mais liberalismo”.
Sabemos que a continuar o processo liberal em curso não serão só os mais carecidos que deixarão de ter o apoio médico, seremos nós a classe média que quando atingir uma idade "não rentável para o sistema privado" será pura e simplesmente escovada do mesmo ou excutida das suas poupanças!
Queremos pois, também aqui, mais e melhor Estado!
LFBT a 19 de Novembro de 2013 às 03:15

twitter
Novembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


20

30


<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO