Como perder popularidade
Gordon Brown tem vindo a perder popularidade. A questão entrou agora numa fase mais crítica, com personalidades importantes do seu próprio partido a pedirem`a luz do dia a sua substituição como líder.
Quando, em meados do ano passado, se tornou primeiro-ministro tinha uma quota de credibilidade alta.
Perdeu-a rapidamente, por não saber comunicar com os eleitores e os media. Em política a falta de empatia com o público, o silêncio prolongado, ou a má comunicação são fraquezas que levam `a perda do artista. São deficiências fatais.
Aos problemas da comunicação, juntou-se a incapacidade de apresentar uma visão clara do que pretendia atingir a médio prazo, o não querer aceitar que cometera erros, quando de facto os havia cometido, e também o facto da economia da Grã-Bretanha ter entrado numa fase de crescimento muito débil, com derrapagens inflacionistas, custos elevados no crédito `as famílias, e um aumento da insegurança em certas partes do território nacional.
A tudo isto, junta-se a vontade de mudança, que o eleitorado sempre acaba por manifestar, após vários anos de governo do mesmo partido.
Convém pensar nas lições que se podem tirar dos infortúnios dos outros.