Portugal é grande quando abre horizontes

21
Jan 15

No dia em que começa o encontro anual de Davos – que continua a atrair, de modo surpreendente, um bom número de poderosos actores políticos e económicos – e na véspera de uma decisão marcante que o Banco Central Europeu deverá anunciar amanhã à hora do almoço, parece-me essencial voltar a lembrar a importância das políticas que promovam o emprego e a capacidade de empreendimento dos cidadãos. Não cabe aos Estados nem aos banqueiros empregar as pessoas. Mas têm a responsabilidade de criar um quadro económico, legal e securitário que seja favorável à criação de emprego e de oportunidades.

Também me parece necessário escrever sobre o emprego numa altura em que a maioria das atenções anda concentrada em questões de segurança pública. Claro que a segurança e a ordem interna são matérias de grande relevância. Não podem, porém, ocupar todo o espaço de debate e de preocupação. As pessoas precisam de se sentir seguras, é verdade, mas também de terem acesso às oportunidades económicas que lhes permitam viver uma vida digna.

publicado por victorangelo às 20:53

Um tema sensível, sobre o qual pouco de concreto se tem ouvido.

Os tempos mudam, assim como os paradigmas. Tem sido assim desde os primórdios da humanidade, muito em particular sobre este tema.
Acredito que muito bons sociólogos se tenham debruçado com seriedade sobre o assunto, no entanto a classe decisora continua com o discurso parado no tempo. Como se os desafios de hoje fossem os mesmo de há uma década ou duas. Quando na verdade deveríamos estar a olhar para a frente.

A grande interrogação que me faço é se realmente os políticos acreditam nas próprias palavras quando falam de emprego, ou se são discursos politicamente correctos e necessários. Nem sempre é fácil de distinguir.
VascoB. a 21 de Janeiro de 2015 às 23:01

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


twitter
Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

17

23



subscrever feeds
<meta name=
My title page contents
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO